Terceiro segredo de Fátima foi revelado há 25 anos
‘Canal Memória’ ruma ao ano 2000
O conteúdo integral do terceiro segredo de Fátima foi revelado, pelo Vaticano, há precisamente 25 anos. A antecipação em relação ao assunto era grande, mas já se previa que estivesse relacionado com o Papa João Paulo II.
Setenta anos antes tinham sido revelados os dois primeiros segredos de Fátima, gerando uma grande onde de interesse pela Cova da Iria. Estes segredos foram escritos por Lúcia no princípio dessa década. Estes segredos terão sido ditos aos três pastorinhos por Nossa Senhora, na sua última aparição, a 13 de Julho de 1917.
No primeiro segredo, Nossa Senhora terá mostrado a imagem do inferno e fez um apelo à devoção ao seu Imaculado Coração, o que traria o fim da guerra (decorria a I Guerra Mundial, que terminou em 1918) 'e a "salvação de muitas almas".
O segundo segredo estava relacionado com a conversão da Rússia: «( ... ) Virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração ( ... ). Se atenderem a meus pedidos, a Rússia converter-se-á e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo Mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”.
O texto da irmã Lúcia, em relação ao terceiro segredo, aludia às perseguições à Igreja Católica. Na visão dos três pastorinhos surgira um bispo todo vestido de branco, que associaram ao Santo Padre, trespassado por tiros e setas. “Na interpretação que faz da revelação, o Vaticano passa do simbolismo à identificação e faz de João Paulo II e do atentado que sofreu a 13 de Maio de 1981 o centro de toda· a mensagem. A João Paulo II foi poupada a vida, graças “à mão materna que desviou a trajectória da bala".
“A mensagem principal é a de que as forças do Bem triunfarão sempre sobre as forças do Mal, independentemente das perseguições a que estará sujeita a Igreja e os seus representantes”, era a leitura do investigador dos temas de Fátima, José Geraldes Freire.